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Você sabia que o atendimento inicial de um paciente é um processo de conquista?
Você deve saber da importância de se despertar os sentidos humanos num processo de conquista… Levar alguém muito especial para jantar, num local agradável…
Da mesma forma, existem meios para conquistar seu paciente desde o primeiro instante, estabelecendo uma relação de confiança imediata, aguçando os seus sentidos!
E você, sabe Como Despertar os Sentidos do seu Paciente ?
Então, leia este texto agora…!
Um aspecto importante na prestação de serviços, que deve ser trabalhado com intensidade e atenção, é o despertar dos sentidos do cliente, a fim de encantá-lo e superar suas expectativas.
O Marketing Sensorial é o conjunto de sensações proporcionadas pelo espaço físico de atendimento, que estimulam os 5 sentidos humanos, formando um vínculo emocional com o cliente, proporcionando momentos únicos e marcantes.
Assim, a ambientação do espaço de atendimento deve gerar sensações agradáveis ao cliente, que naturalmente percebe os estímulos que lhe são apresentados através de estímulos “palpáveis” e de mensagens subliminares, fazendo com que ele relacione esta sensação de bem-estar ao serviço que lhe é prestado naquele local.
Por isso, ao oferecer ao cliente um ambiente cuidadosamente decorado, pintado com uma cor adequada ao serviço prestado, enriquecido por plantas naturais ou mesmo, artificiais e, ainda, entregar um material impresso ricamente ilustrado da empresa e/ou do serviço, com alta qualidade gráfica, o sentido da visão estará sendo amplamente estimulado. Além disso, é preciso criar uma logomarca que resuma o objetivo da empresa e que seja visualmente clara e simples, contendo cores adequadas à mensagem que se quer passar ao cliente. A logomarca deve ser apresentada a todo momento ao cliente, nos diversos ambientes da empresa, sejam eles físicos ou virtuais.
Móveis confortáveis, acondicionados em um ambiente com temperatura controlada de 21 a 22°C, são estímulos táteis poderosos na tangibilização do serviço. Os materiais impressos também, têm papel importante nesta estimulação, pois a textura de um papel de qualidade agrega valor ao serviço proposto.
O uso de incensos florais ou de plantas floridas levam ao cliente uma experiência olfativa diferenciada e especial. Neste aspecto, os cuidados com a limpeza do ambiente são fundamentais.
O cuidado com a música ambiente é de fundamental importância no estímulo da audição. Músicas instrumentais suaves geralmente provocam uma sensação de bem-estar natural nas pessoas. O sentido da audição também é estimulado por um adequado tom de voz do atendente, além da utilização correta da linguagem, que deve ser adequada à situação de atendimento, sem exageros e com naturalidade.
E para completar, se a empresa prestadora tiver o cuidado de oferecer bebidas e comidas adequadas ao ambiente e que, ao mesmo tempo, sejam de alta qualidade, irá influenciar positivamente o paladar e, por consequência, a percepção do cliente sobre o nível do serviço oferecido.
Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!
Terei grande prazer em responder.
Forte abraço!
JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde
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Obrigada, me ajudou bastante
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É sempre muito bom e motivador receber seu feedback, Jô. Abraços, Zerbini.