A Concepção de um Serviço Encantador

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que o melhor produto é aquele que atende a uma demanda já existente e que excede à expectativa dos clientes?

Você consegue identificar demandas, criar novos serviços que as atendam e ainda por cima, encantar o cliente?

Pois é sobre isso que iremos falar neste texto: A Concepção de um Serviço Encantador.


No texto anterior, enfatizei a importância de estar antenado com o que está acontecendo, a fim de gerar serviços inovadores, adaptados às necessidades dos clientes, criando e definindo tendências a partir da sua ideia.

Concepção de Produtos e Serviços Hibridize

Quem tem sensibilidade de perceber a necessidade do cliente, já deu um grande passo para criar um bom produto ou serviço, no entanto, é preciso mais, para que haja encantamento do cliente.

E é aí que entra a criatividade… A maioria das vezes, não adianta apenas perceber o que o cliente precisa… É preciso ser diferente, inovar, fazer melhor que os outros.

Quantos pequenos mercados você conhece, onde você encontra de tudo um pouco, desde alimentos, até brinquedos? Muitos, não é mesmo, principalmente em cidades médias ou pequenas… Agora, quantas lojas ou mercados você conhece que vendem produtos especificamente para pessoas alérgicas? É difícil achar uma dessas lojas…! Na semana passada, eu achei ! E bem próxima da minha casa… Fiquei empolgado, pois sou alérgico, assim como meus filhos… É uma loja inteiramente pensada para o alérgico… E muito especial, justamente por isso. Me senti, finalmente, satisfeito em encontrar com facilidade, em um único lugar, o que eu necessitava.

Os criadores dessa loja, além de perceberem uma necessidade, inovaram, pois definiram um nicho de mercado discriminado pela maioria dos supermercados e mercados por aí… E juntou inúmeros produtos muito úteis e importantes para a vida do alérgico, num só lugar, facilitando o acesso ao cliente.

Ideia de produto e serviço HibridizeNuma clínica de saúde, o processo de atendimento pode ser diferente, ou ainda, o público alvo pode ser melhor definido. Por que não montar, por exemplo, uma clínica apenas para a melhor idade?! A inovação pode vir daí, da definição de um nicho pouco explorado e da criação de um ambiente único e inteiramente preparado para receber este público.

Além da concepção em si do produto ou serviço, é preciso ainda ter muita atenção na sua melhoria e aperfeiçoamento. A capacidade de adaptação de um serviço ou produto aos novos anseios dos clientes é fundamental para o sucesso do negócio. Quando falei no texto anterior dos canais de comunicação na internet, através dos quais deve-se estimular comentários sobre os serviços que sua clínica oferece, é justamente com a intenção de aperfeiçoar e adequar seu produto aos anseios dos seus clientes.

Charles Darwin já dizia: “Não são os fortes ou os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que se adaptam.”

No próximo texto, vou analisar o terceiro processo de Marketing na busca de um valor agregado superior – O Planejamento – explicando porque o planejamento deve ser prioridade em relação aos demais processos de marketing e gestão.

Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder.

Forte abraço!

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

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  2. Imagem #1 do texto: Adquirida com licenciamento junto ao site photodune.net.
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3 Comentários



  1. Excelente texto! Aliás, como todos os outros do site. Estava faltando um ambiente assim, com conteúdo tão importante e interessante para nós, profissionais de saúde. Obrigada por compartilhar conosco!

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