Por onde eu devo começar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Alguma vez você já se perguntou, frente a vários problemas administrativos da sua clínica… POR ONDE EU DEVO COMEÇAR?

Você tem a tendência de resolver aquilo que é mais urgente e acaba deixando de lado o que é mais importante?

Você tem dificuldade em identificar o que realmente é importante (ou prioridade) na sua gestão?

Essas perguntas também são feitas por vários dos meus alunos e por muitas outras pessoas que assistem minhas palestras, que ainda dizem…

“Sei da importância de uma boa gestão para o meu consultório, mas tem tanta coisa pra fazer e resolver, que eu simplesmente não sei por onde começo…! E me falta tempo…!”

Muito bem, anota aí:

>> 100% dos problemas de qualquer negócio tem duas causas:

1 – Pessoas;

2 – Processos.

As pessoas são o maior patrimônio de uma empresa, fazem os negócios funcionarem e gerar lucro. Sem elas, não existe um negócio verdadeiro. Ao mesmo tempo, as pessoas são uma fonte importante de… problemas! Elas precisam ser bem geridas e orientadas…! Mas, vamos conversar com mais detalhes sobre isto em um outro post, ok…?

Aqui, eu quero focar na segunda causa… Os processos !

E o que é um processo?

Processo é o conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum.

Assim, todas as ações gerenciais e de atendimento que você coloca em prática na sua clínica, são processos, que tem como objetivo final resolver o problema do seu paciente e satisfazê-lo, certo?

Muito bem…

Mas, dentre os processos, existe um que gera a maioria dos problemas que acontecem numa empresa….

Os processos financeiros!

As finanças são a base para que muitos outros processos funcionem bem e para que as pessoas fiquem satisfeitas, sejam elas pacientes, profissionais, funcionários e proprietários.

E é por aí que você deve começar: planejando e construindo bons métodos e modelos de controle para que as finanças sejam o suporte para todo o resto.

Fazer contas, controlar gastos e planejar investimentos é um trabalho que exige muita energia, raciocínio e esforço…

Por isso, as pessoas acabam fugindo ou adiando essas tarefas… E os problemas acabam se acumulando e ficando maiores, como uma bola de neve…

E aí, o tempo acaba ficando muito curto!

Então, para construir uma gestão sólida e consistente na sua clínica, comece gerenciando suas finanças, sejam elas pessoais, sejam elas do seu próprio negócio.

Separe um tempo pra isso… Faça a gestão e controle das suas finanças de forma consistente… Não fique só atendendo seus pacientes…

Quando você conseguir estabelecer rotinas de gerenciamento financeiro bem organizadas, certamente você terá tempo para atender mais pacientes e para gerenciar os outros processos da sua clínica!

Percebeu agora, como a gestão financeira é importante e como deve ser priorizada?

Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder.

Um forte abraço e… Sucesso!

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

________
Material gratuito de propriedade intelectual do autor, protegido pela Lei n.º 9.610/98. Seu conteúdo pode ser compartilhado, mas não pode ser editado, copiado ou parcialmente modificado.


© Copyright 2024 • Hibridize • Todos os Direitos Reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *