Como Planejar seu Negócio de Saúde e Aproveitar as Oportunidades do Mercado – Guia Prático

Como Planejar seu Negócio de Saúde e Aproveitar as Oportunidades do Mercado – Guia Prático

Tempo de leitura: 4 minutos

Você promove ações em busca de lucros, resultados, desenvolvimento e crescimento do seu negócio?

Você está conseguindo atingir seus objetivos?

Se não, provavelmente deve ser porque você não se planejou como deveria…

Nesse texto, vou te ensinar como você poderá mudar esta realidade, planejar melhor seu negócio e aproveitar as oportunidades do mercado!


Planejamento Estratégico de Marketing para Negócios de Saúde Hibridize

No texto anterior, frisei a importância da capacidade que uma clínica/empresa deve ter para adequar seus produtos e serviços às novas necessidades dos clientes.

Para isso, se a empresa não estiver preparada, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do ponto de vista de marketing, não conseguirá adaptar-se às mudanças.

O Planejamento é o processo de gestão mais importante para qualquer empresa. Você já deve ter ouvido falar que a maioria das empresas abertas no Brasil, fecham no primeiro ano do seu funcionamento. Certamente, não fizeram um bom planejamento.

A fase de planejamento deve durar o tempo necessário para que o negócio esteja bem definido, antes da sua abertura. É preciso traçar planos para o máximo de situações possíveis, para evitar-se as surpresas no meio do caminho… E, acredite, elas aparecerão!

Planejar tem como principal função, alcançar metas, atingir objetivos… Afinal, para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, já diria o gato listrado do desenho “Alice no País das Maravilhas“.

Existe uma necessidade do ser humano em coordenar ações, utilizando-se de recursos, tecnologia, processos e pessoas, para alcançar os resultados esperados.

O fato é que essa necessidade é cada vez maior nos dias de hoje, pois as atividades a que nos submetemos, acontecem numa realidade complexa e dinâmica, num contexto extremamente mutável, repleto de variáveis incontroláveis.

Assim, podemos definir o Planejamento Estratégico como um processo gerencial direcionado a adequar as metas e os recursos de uma empresa às mudanças de oportunidade de mercado. A empresa fica preparada para perceber, descobrir e aproveitar as oportunidades de maneira mais inteligente e adequada aos seus recursos, sejam eles financeiros, humanos, produtos ou serviços diferenciados, etc.

Na empresa que realiza um planejamento estratégico, ocorre um direcionamento automático das suas ações em busca de lucros, resultados, desenvolvimento e crescimento que garantam seu êxito.

Planejamento Estratégico de Marketing para Negócios de Saúde Hibridize

O Planejamento Estratégico de Marketing (PEM) é uma ampliação do escopo do planejamento estratégico convencional, pois orienta a empresa para o mercado, tornando-a mais competitiva. Ele é composto por várias fases:

  1. Identificação de Oportunidades de Mercado;
  2. Definição do Negócio, Visão do Futuro da Empresa, Valores Empresarias, Missão da Empresa e Políticas Adotadas;
  3. Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso;
  4. Análise de Cenários;
  5. Definição de Objetivos e Metas;
  6. Programas de Ação, Implementação, Projetos e Avaliações Financeiras;
  7. Feedback e controle.

As quatro primeiras fases do PEM ocorrem de maneira concomitante. As demais, seguem encadeadas de acordo com o curso do tempo.

Em textos futuros, irei discutir cada fase do PEM, a fim de preparar o empreendedor da área de saúde a elaborar seu planejamento e seu plano de negócios.

Falando nisso, o PEM é a base para a elaboração de um plano de negócios, documento fundamental para a obtenção de créditos bancários ou mesmo, para a captação de investidores no mercado. Além de tudo, é referência para as ações de uma empresa, evitando que decisões sejam tomadas de maneira intempestiva, com base no “achismo”.

Conclui-se, portanto, que o planejamento é prioridade em relação aos demais processos de uma empresa, seja ela de qual ramo for.

No próximo texto, vou analisar o quarto processo de Marketing na busca de um valor agregado superior – A Execução – demonstrando como colocar em prática, através de ações de marketing, as estratégias e táticas traçadas no planejamento.

Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder .

Forte abraço!

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

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