Como o Mindfulness pode Ajudar o Profissional de Saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou sobre o seu verdadeiro propósito? Seu negócio atende a este propósito? Você sente que sua conduta clínica está interferindo na fidelização dos seus pacientes?

A resposta para essas perguntas pode ser obtida através de uma única técnica: o Mindfullness !

E aqui, você vai descobrir Como o Mindfulness pode Ajudar o Profissional de Saúde e o seu Negócio“.


Mindfulness (que significa atenção plena, no momento presente) é um estado e, ao mesmo tempo, uma ferramenta fundamental para o sucesso da atuação do profissional de saúde. As suas aplicações são imensas, tanto no auxílio no tratamento de diversas doenças (como pressão alta, problemas cardíacos, psioríase, doenças mentais, dor etc.) como para gerenciamento de stress e relacionamento dos profissionais e pacientes, para um atendimento mais humanizado e para uma melhor gestão do negócio (liderança, trabalho em equipe, foco, performance, etc).

Centenas de centros de saúde ao redor do mundo já oferecem programas de Mindfulness para seus profissionais e pacientes, já que seu embasamento é todo científico (neurociência). Um bom exemplo é a Aetna, uma das maiores empresas de Saúde (seguro) nos EUA, com cerca de 45 milhões de vidas, que tem programas de Mindfulness oferecidos a colaboradores, profissionais e pacientes.

Cerebro Conexoes Mindfulness Servicos Saude Hibridize

Foi na saúde que houve, no fim da década de 70, a introdução mais conhecida de práticas de Mindfulness no ocidente, por meio do então professor da Universidade de Massachusetts, e um dos autores mais conhecidos neste tema, Jon Kabat-Zinn, com o seu programa MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction).

Esta atenção plena atua diretamente no cérebro (conforme nos mostra a ciência) e ajuda na diminuição da ansiedade, no aumento da autorresponsabilização e na adesão ao tratamento pelo paciente e, por outro lado, contribui para que o profissional tenha uma maior conexão e percepção do paciente, lembrança e alinhamento com o seu propósito, além de foco e bem estar na sua atuação.

Médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiras, gestores, equipe, pacientes, familiares, etc., tem muito a ganhar com isso.

EDUARDO FARAH
Consultor de Empresas em Gestão, Relacionamento e Desenvolvimento Humano

________


Eduardo Farah 2 Invok HibridizeEduardo Farah
é o responsável pela Invok, empresa parceira da Hibridize. Há mais de 24 anos é consultor de empresas em gestão, relacionamento e desenvolvimento humano, especializado na área de saúde, com abordagens inovadoras. É também professor da FGV (desde 2001), graduado, mestre e doutor em Administração pela EAESP/FGV, com tese em ética. Graduado em Direito pela USP. Especialização pela ESADE, em Barcelona, Espanha, e com cursos pela Universidade da Califórnia, em Riverside, USA. Além disso, é praticante de diversas técnicas de meditação (desde 1995); estudioso e autor de jogos de autoconhecimento para pessoas e empresas, com 13 viagens à Índia, e tem se dedicado ao estudo e ensino de Mindfulness.

________

Teresa Morrone, da Revista Você S/A, entrevista Eduardo Farah, que ensina exercícios simples de  Mindfulness para o seu dia a dia:

 

________

Fontes de imagens:

  1. Imagem destacada: Download para utilização gratuita através de site www.freepik.com (a href=httpwww.freepik.comfree-vectoranalytical-and-creative-brain_769352.htmDesigned by Freepika).
  2. Imagens do texto: Imagens próprias para uso exclusivo da Hibridize e Imagens adquiridas com licenciamento junto ao site photodune.net.

___________

© Copyright 2017 • Hibridize • Todos os Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *