Como a Meditação pode Melhorar Sua Vida

Tempo de leitura: 5 minutos

A meditação pode mudar sua vida, permitindo a você executar qualquer tarefa ou atividade com plena atenção e eficiência superior.

Pesquisas atuais estimam que uma pessoa tem, em média, mais de 60.000 pensamentos por dia, 90% dos quais são replicações de pensamentos tidos no passado.

Além disso, passamos quase metade do nosso tempo preocupadas, e 90% dessas preocupações nunca se tornam realidade.

Por outro lado, a maioria de nós consegue lembrar daqueles momentos gloriosos em que vivenciamos amor ilimitado, momentos de sabedoria e compreensão, enfim, os momentos em que sentimos total harmonia com o mundo ao nosso redor e harmonia dentro de nós mesmos. Se pudéssemos administrar nossa mente inquieta e aplicá-la com maior eficiência, faríamos isto apenas e tão somente no momento presente!

Aprender e praticar a meditação pode nos libertar de preocupações desnecessárias e enriquecer nossa percepção e nossos sentidos.

Existem várias tradições e técnicas de meditação em todo o mundo, que podem ser divididas em quatro grandes categorias: meditação de concentração, meditação reflexiva (ou insight), meditação da atenção plena (ou mindfulness) e meditação criativa.

1. Meditação de Concentração

A meditação de concentração é a base para todos os outros tipos de meditação. A concentração é vital para superar as distrações e manter o foco mental.

Imagine que você derramou água sobre uma superfície… Instantaneamente esta água se posicionará, formando uma pequena poça, parada e estagnada nos pontos de depressão. Mas se você canalizar essa água em uma determinada direção e mantê-la sob pressão, ela pode ganhar poder!

A mente funciona da mesma maneira. Se você deixá-la vagar livremente, vai “dançar conforme a música” e terá pouco poder, pois simplesmente preencherá o espaço disponível. No entanto, a mente concentrada pode se tornar um canal poderoso de novas ideias e intenções.

Através da capacidade de concentração, a mente pode adquirir maior calma, estabilidade e clareza fazendo com que as situações de confusão, ansiedade e falta de atenção se tornem coisas do passado.

A concentração serve como base nos outros tipos principais de meditação – Reflexão, Atenção e Criatividade. Além disso, o poder de concentração é aplicado para o desenvolvimento de muitas habilidades físicas!

2. Meditação Reflexiva – Insights

A Meditação Reflexiva pode ser definida como Pensamento Disciplinado. Você escolhe uma ideia, situação ou pergunta e, em seguida, concentra sua atenção nela. Quando a sua mente estiver “distraída”, você a traz de volta ao assunto da sua reflexão, com firmeza.

Esse tipo de meditação é tradicionalmente usado para obter maiores insights sobre o significado da vida ou sobre a sua própria existência, seja em relacionamentos, no trabalho ou em problemas cotidianos. O segredo para obter insights reveladores é a sua capacidade de direcionar sua atenção repetidamente para o tema escolhido e manter-se aberto a tudo que surgir a partir desta experiência.

3. Meditação de Atenção Plena – Mindfulness

Mindfulness é um estado de consciência no momento presente, quando sua mente está relaxada e consciente da experiência que você está vivenciando, incluindo pensamentos e sentimentos, sensações e respiração, e aceita tudo com uma atitude de não-resistência e equanimidade. Assim, você pode experimentar tudo plenamente, sem autocrítica ou sem se agarrar à sua identidade pessoal.

A maioria dos nossos problemas surge da nossa falta de consciência e ações insensatas em nossas vidas. A prática da atenção plena pode nos ajudar a melhorar o foco e a concentração, melhorar a qualidade de nossa comunicação, gerenciar o estresse, aumentar nossa eficiência e construir autoconfiança.

Para saber mais sobre Atenção Plena e Como o Mindfulness Pode Ajudar o Profissional de Saúde, clique aqui.

4. Meditação criativa

Enquanto concentração e mindfulness trazem foco e consciência em nossas vidas, a meditação criativa nos ajuda a transformar e aplicar as habilidades mentais com maior eficiência. A meditação criativa nos ajuda a desenvolver e fortalecer nossas qualidades particulares. Nos traz, também, maiores possibilidades de desenvolver novos potenciais.

Por exemplo, a visualização criativa, um dos métodos mais usados ​​de meditação criativa, pode nos ajudar a atingir desejos pessoais, como ter sucesso na vida profissional ou atrair a felicidade.

Nossa mente subconsciente não consegue diferenciar estímulos imaginários, de estímulos reais. Embora uma impressão possa durar apenas alguns segundos, a mente subconsciente pode desencadear reações emocionais, mentais e psicológicas semelhantes repetidas vezes. Assim, ao trazer ​​imagens desejáveis emocionalmente para nossa consciência, exercermos um controle importante sobre a nossa imaginação e influenciamos as qualidades positivas da nossa mente.

Todos sabemos que podemos treinar nosso corpo físico e, gradualmente, desenvolver resistência e flexibilidade através do exercício regular.

As mesmas regras são verdadeiras para a mente. Inúmeros estudos demonstram que é possível desenvolver maior inteligência, criatividade e outras capacidades mentais. Com a prática diligente da meditação, sua mente se tornará mais clara, e poderosa, e você poderá executar qualquer tarefa ou atividade com plena atenção e eficiência superior!


Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder.

Um forte abraço e… Sucesso!

JOSÉ ZERBINI

________
Material gratuito e licenciado*: Seu conteúdo pode ser compartilhado, mas não pode ser editado, copiado ou parcialmente modificado.

*Licenciado em 2020 • Hibridize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *