6 Canais Infalíveis para Captar as Necessidades dos Clientes e Alavancar seu Negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

Você presta atenção nas necessidades dos seus clientes?

Toma a iniciativa de criar soluções (ou novos serviços) para suprir essas necessidades?

Este texto vai te ajudar nestas questões e te apresenta 6 Canais Infalíveis para Captar as Necessidades dos Clientes e Alavancar seu Negócio!


Crescimento e Desenvolvimento de Produtos e Serviços Hibridize

No texto anterior, salientei a importância de agregar um valor superior ao que o cliente necessita e espera, de encantá-lo, de se diferenciar em relação ao mercado.

Básico a qualquer negócio, o primeiro processo de Marketing que irá direcionar seu negócio nesse caminho, é a percepção da necessidade do cliente.

É um processo de grande relevância, pois quando ocorre essa identificação, fica mais fácil conceber o modelo de serviço ou produto, que gere satisfação imediata, pois simplesmente já existe uma necessidade relacionada.

Um empreendedor de sucesso, seja ele de qual área for, presta atenção o tempo todo no seu cliente. No caso de uma clínica, ouvir o paciente, das mais diversas formas, é fundamental.

Assim, além de um telefone fixo, com atendente disponível no horário proposto, a clínica ou consultório moderno tem que disponibilizar outros diversos canais de comunicação, tais como:whatsapp-logo-icone

  1. Website e Blog com área de contato;
  2. Telefone Celular com WhatsApp;
  3. FanPage no Facebook;facebook-button
  4. E-mail de contato direto com o profissional responsável pela clínica;
  5. Canal no YouTube e no Instagram.

Através desses canais, a clínica pode publicar textos, vídeos e fotos que divulguem temSolid_color_You_Tube_logoas relevantes à saúde dos pacientes e obter um feedback importante dos seus clientes e de outras pessoas interessadas (potenciais clientes). Deve-se estimular comentários e sugestões e responder a todos eles. As informações obtidas instagram-v7-1-1-apk-e1438181022978serão fundamentais para adequar seu serviço à necessidade dos clientes, permitindo correções de rumo e alteração de processos de execução.

E-mail Marketing

Um canal (o de número 6), também, muito interessante para captar as necessidades e avaliar as preferências dos clientes, é a criação de Pesquisas de Opinião, que podem ser enviadas e rsm_primaryespondidas por e-mail, de maneira prática e rápida, sem tomar muito tempo dos pacientes. Com recorrência indicada para envio de cerca de 6 meses, Screen-Shot-2013-01-31-at-10.50.39-AMtal metodologia pode ser aplicada através de ferramentas como o Google Forms ou o Survey Monkey.

Além disso tudo, a própria consulta, principalmente a primeira, deve ser dedicada a ouvir as queixas do paciente, e extrair todas as suas angústias e preocupações. Ouvir é mais importante que falar. O profissional, quando fala, é para estimular o paciente a trazer mais informações para que possa solucionar efetivamente seu problema.

No mercado, o profissional que cria tendências, já está na frente daqueles que apenas as seguem. É preciso, portanto, estar antenado com o que está acontecendo e gerar serviços inovadores, adaptados às necessidades dos clientes.

No próximo texto, vou analisar o segundo processo de Marketing na busca de um valor agregado superior – A Concepção do Produto ou Serviço – enfatizando a importância da criatividade e da adaptação na criação de um serviço ou produto.

Abraços e até lá !

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

________
Material gratuito de propriedade intelectual do autor, protegido pela Lei n.º 9.610/98. Seu conteúdo pode ser compartilhado, mas não pode ser editado, copiado ou parcialmente modificado.

________

Fontes de imagens:

  1. Imagem destacada: Download para utilização gratuita através de site www.freepik.com (a href=’httpwww.freepik.comfree-vectorcreative-brain_765406.htm’Designed by Freepika).
  2. Imagens do texto: Adquirida com licenciamento junto ao site photodune.net.
  3. Logomarcas constantes do texto: obtidas com as próprias empresas, nos websites cujos links podem ser acessados “clicando” nos próprios logos de cada empresa, a fim de facilitar acesso aos seus serviços.

___________

© Copyright 2017 • Hibridize • Todos os Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *