5 Ferramentas Financeiras Essenciais de uma Clínica Eficiente

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando temos uma clínica, é muito difícil achar tempo suficiente pra cuidar de cada demanda administrativa da forma que gostaríamos…

É paciente chegando, telefone tocando, secretária com dúvida, contas pra pagar, plano de tratamento pra montar, material pra comprar e por aí vai…

Na prática, isso indica que é extremamente necessário simplificar os processos de gestão. Mas, é tão difícil fazer o simples !…

Bom, para termos praticidade na nossa gestão, precisamos de ferramentas financeiras objetivas, que nos gerem informações para tomadas de decisões rápidas…!

Nesse texto, eu vou apresentar 5 Ferramentas Financeiras Essenciais para você adotar uma Administração Simples, Direta e Eficiente na sua Clínica.

1 – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

A primeira ferramenta é o Planejamento Orçamentário, onde se prevê um determinado faturamento, as despesas que ocorrerão e os resultados a serem obtidos, para o próximo mês, trimestre, semestre ou para o próximo ano.


2 – DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício

É um relatório simples, que todo negócio que busca ser bem-sucedido deve ter. Nele, encontram-se informações sobre o faturamento, impostos recolhidos, custos diretos ou variáveis, despesas operacionais ou custos fixos da clínica, receitas e, por fim, o resultado do cruzamento de todas estas informações.

A confrontação entre o Planejamento Orçamentário e a DRE é fundamental para saber se o que foi previsto, está sendo realizado, onde devem ser feitos cortes, onde estão ocorrendo excessos e desvios do que foi planejado, etc.


3 – FLUXO DE CAIXA

Com o Fluxo de caixa, obtém-se informações importantes onde podemos ver o quanto haverá de dinheiro nos próximos 30, 60 ou 90 dias.

Pode-se ainda, prever se vai faltar ou sobrar dinheiro. Decisões como buscar financiamentos ou mesmo, investimentos podem e devem ser tomadas a partir deste relatório.

Uma coisa é certa: Nunca devemos administrar nosso negócio olhando para o extrato bancário do mês passado! É preciso planejar bem o futuro e olhar para frente, para antecipar estratégias.


4 – ANÁLISE DE CUSTOS

Para chegar a uma precificação precisa e adequada dos serviços que sua clínica oferece, que gere o lucro que você tanto espera, não se olha apenas para o seu concorrente, mas principalmente, para os custos envolvidos no seu negócio e na produção dos serviços oferecidos.

O mapeamento dos custos fixos e variáveis é a base para a quantificação do lucro que você almeja.


5 – BALANÇO FINANCEIRO

Registro de ativos e passivos da empresa – o que está dando certo e o que está errado – quanto mais passivos assumir, maior o risco para o negócio.

Alguns exemplos de ativos: dinheiro no caixa, dinheiro na conta corrente, valores investidos em estoque, dinheiro aplicado em fundos de investimento, dinheiro investido em equipamentos, máquinas, móveis, desde que sejam importantes para a geração de receita para a empresa…

Alguns exemplos de passivos: o que a empresa deve – salários, aluguel, impostos, empréstimos, bem adquiridos que geram despesas e não contribuem para a geração de receitas, etc.

Adquirindo o hábito de alimentar estas ferramentas financeiras, que normalmente são formatadas em planilhas ou estão incluídas em softwares de gestão, você vai simplificar a administração da sua clínica. Os números finais desses tipos de relatórios vão te ajudar muito na tomada de decisão, muito mais até que o conselho de um consultor experiente.

E, alimentando suas próprias planilhas, você irá conhecer intimamente o seu negócio. Os resultados financeiros obtidos serão guias complementares para sua tomada de decisão.

Um controle das finanças bem executado permite que você tenha mais tempo para atender seus pacientes, administrar as outras situações administrativas e tenha uma vida pessoal plena.

Para saber mais sobre cada uma dessas ferramentas, acompanhe nossas publicações e cadastre seu e-mail no campo indicado no final desta página.


Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder.

Um forte abraço e… Sucesso!

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

________
Material gratuito de propriedade intelectual do autor, protegido pela Lei n.º 9.610/98. Seu conteúdo pode ser compartilhado, mas não pode ser editado, copiado ou parcialmente modificado.


© Copyright 2017 • Hibridize • Todos os Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.