4 Aspectos Básicos que Influenciam (Muito!) na Escolha do Ponto da Sua Clínica

Tempo de leitura: 5 minutos

O ponto que você escolheu para instalar sua clínica é o ideal para o seu negócio?

Qual a influência da escolha do ponto para definir o risco do seu negócio?

Você sabia que existem 4 variáveis básicas que podem indicar exatamente qual o melhor ponto para abertura da sua clínica ou eventual filial?

É sobre isso que vamos tratar neste texto…


Antes de abrir um negócio ou mesmo, expandi-lo, é preciso conhecer o tamanho e o potencial do mercado.

A primeira fase de um bom Planejamento Estratégico de Marketing (PEM) – ver figura – é a Identificação de Oportunidades de Mercado.

PEM 2

E, para Identificar as Oportunidades de Mercado, é estudar bem sobre qual o melhor local de instalação da empresa ou, o popular ponto.

Para isso, é necessário analisar a área geográfica que seu negócio irá influenciar. É o que se denomina Estudo de Influência Geográfica.Bussola Missão

A partir desse estudo, podemos chegar à conclusão se uma oportunidade identificada antes como imperdível, pode representar um risco muito maior do que o esperado!

Assim, antes de montar sua clínica ou mesmo, abrir uma filial, você deve ter extrema atenção com o ponto em que será instalada… E fazer um Estudo para definir a Área de Influência Geográfica!

Se você quer conhecer os 4 aspectos demográficos básicos para definir seu público-alvo, continue lendo este texto…


O Geomarketing é a área do marketing que executa esse estudo, onde são mensuradas e avaliadas algumas variáveis pertinentes a cada tipo de negócio.

Os dados e informações obtidos, são avaliados por analistas especializados que, posteriormente, geram diagnósticos mercadológicos para o seu negócio, te ajudando a definir se você deve ou não abrir sua clínica ou filial naquele local estudado.

Antes, porém, da análise geográfica do ponto, é primordial determinar o público-alvo e a segmentação ou nicho de mercado no qual sua clínica irá atuar. Para isto, é preciso analisar alguns aspectos demográficos, através de perguntas-chave:

  1. Faixa etária – Qual a faixa etária ideal dos potenciais clientes para o seu negócio? Onde essas pessoas moram, estudam e/ou trabalham?about-us
  2. Grau de escolaridade – O nível de instrução das pessoas é relevante para o seu negócio? Onde elas moram, estudam e/ou trabalham?
  3. Nível de renda – Existe um nível de renda familiar mensal ideal para o seu negócio? Se sim, qual é esse nível de renda familiar mensal das pessoas que se enquadram no seu público-alvo? Onde elas moram e/ou trabalham?
  4. Sexo – O sexo é relevante para o seu negócio? Existem locais da cidade onde as pessoas de determinado sexo predominam sobre as do sexo oposto?

Em seguida, para estabelecer o local da clínica ou consultório, alguns aspectos geográficos da região adjacente ao ponto de interesse, devem ser investigados, a fim de conhecer os limites de influência geográfica para seu negócio.

Área de Influência Geográfica

Conheça agora as 4 Aspectos Básicos que irão influenciar a Escolha do Ponto da Sua Clínica…


Os 4 principais aspectos estudados pelo Geomarketing que definem os limites de influência geográfica do seu negócio, são:

  1. Concentração de pessoas – Conhecer o contingente populacional de potenciais clientes, que residem ou trabalham nas áreas próximas do ponto.
  2. Distribuição & Hábitos – Entender a distribuição espacial dos potenciais clientes ao redor do ponto. Investigar as características da localidade em relação aos hábitos que as pessoas assumem quando lá se encontram, como por exemplo, se as pessoas utilizam o bairro como dormitório OU se o local é visto apenas como passagem de um lugar para outro, dentre outros…
  3. Concorrência – Conhecer o posicionamento de concorrentes, a fim de estabelecer os limites da sua área de influência.
  4. Acesso – Estudar as condições de acesso através de transporte público e privado, analisando vias próximas e adjacentes, linhas/estações de metrô, pontos de táxi, pontos de ônibus, estacionamento, etc.

Os aspectos demográficos, cruzados com os dados geográficos irão gerar informações de extrema relevância ao empreendedor, que poderá tomar uma decisão mais precisa, minimizando-se as chances de erro.

Define-se assim, o Potencial de Penetração de Mercado do seu negócio, com a identificação das regiões que estão sendo pouco exploradas. Novos negócios, assim como negócios em funcionamento que visam sua expansão, passam a ter em mãos as informações seguras, necessárias para:

  1. A tomada de decisão para iniciar ou ampliar seu negócio;
  2. Definir o tamanho do investimento inicial;
  3. Direcionar ações de marketing, potencializando a captação da demanda disponível e pouco atendida.

Lembre-se que essas informações estratégicas sobre o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando podem ser traduzidas em ações que podem ser planejadas, implementadas e mensuradas.

E é aqui que entra o Geomarketing, pois não adianta saber qual o tamanho do mercado, sem saber quais os estados, os municípios, os bairros ou as carteiras que possuem maior potencial. Sem definir bem sua localização, a empresa pode deixar de identificar oportunidades de aumento de cobertura, expansão de mercado ou readequação de metas. Não esqueça que sua clínica é uma empresa que pode se expandir e crescer!


Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!

Terei grande prazer em responder.

Forte abraço!

JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde

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