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Você sabia que uma extensa formação técnica do profissional de saúde não é suficiente para que sua clínica tenha sucesso como negócio?
Quer aprender quais são as 3 Táticas Essenciais de um Profissional de Saúde Bem Sucedido?
Então, leia este texto agora…
Nem todos os profissionais de saúde conseguem enxergar sua clínica ou consultório como uma empresa.
Sua formação, geralmente, não ajuda neste processo. A grande maioria dos cursos de graduação são deficientes na formação de um empreendedor. Limitam-se à formação do técnico.
Não que isso não seja importante, mas simplesmente não é suficiente nos dias atuais!
O fato de muitos profissionais terem a tendência de focar sua qualificação por meio de especializações e pós-graduações nas áreas clínicas, achando que, com isto, alcançará o sucesso, demonstra que há um claro despreparo frente à realidade do mercado privado de saúde.
O sucesso, certamente não será alcançado utilizando-se apenas essa estratégia. É preciso ter uma visão empreendedora e ver sua clínica como um negócio comercial.
Assim, o profissional de saúde precisa ter em mente, três táticas fundamentais que sustentarão o seu sucesso:
- Produção – Atendimento Clínico – Corresponde ao Setor Produtivo de uma Empresa;
- Venda do Serviço – Corresponde ao Setor Comercial de uma Empresa;
- Gestão da Clínica – Corresponde ao Setor Administrativo do Negócio.
De nada adianta ter inúmeras especializações, caprichar na decoração do consultório e adquirir equipamentos de última geração se você não souber vender seu serviço!
Quem se concentra em apenas uma dessas táticas e deixa as demais sem a devida atenção, claramente terá dificuldades no negócio, deixando, por consequência, de ter o retorno que gostaria.
Em cada detalhe da sua clínica, ou melhor, da sua empresa, deve estar presente sua visão empreendedora! Para isso, é preciso promover a gestão da clínica e utilizar-se das ferramentas de Marketing, as quais cito várias delas em outros textos.
É preciso proporcionar ao paciente um encantamento de forma que ele grave na memória como ele foi bem atendido na sua clínica.
O cuidado com sua aparência e dos seus funcionários, a forma de falar e agir, o tom de voz aplicado na conversa, os argumentos utilizados, a forma de apresentação da sua proposta de tratamento (venda), o treinamento dos funcionários e todos os demais processos relacionados ao acesso e ao atendimento do paciente tem que ser minuciosamente planejados e aplicados (gestão).
Assim, o conjunto do seu trabalho será lembrado de forma extremamente positiva e será indicado para outras pessoas.
O investimento em uma Clínica envolve, portanto, muito mais do que, simplesmente, sua qualificação técnica profissional. Vá mais além e alcance grandes resultados!
Se você gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, deixe o seu comentário no campo inferior desta página!
Terei grande prazer em responder.
Grande abraço!
JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde
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Referências Bibliográficas: Tomaz, P. A. R. Consultório-Empresa. São Paulo: Editora Navegar, 2007. Material gratuito. Seu conteúdo pode ser compartilhado, mas não pode ser editado, copiado ou parcialmente modificado.
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Fontes da Imagem destacada: Freepik.
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