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O que é marketing para você?
Sua Clínica pratica o marketing como deveria?
Vamos falar sobre isto…
Geralmente, quando falamos de Marketing, muitas pessoas associam seu conceito, exclusivamente, à Propaganda e à Comunicação de um produto ou serviço.
O Marketing, no entanto, é muito mais do que apenas propaganda! Envolve a identificação e a satisfação de necessidades humanas e sociais. Na prática, pode-se dizer que ele supre necessidades de forma lucrativa.
Assim, qualquer método de venda ou negócio que soluciona uma necessidade do cliente e, ao mesmo tempo, gera lucro ao dono do negócio, é uma metodologia de marketing. Kotler, cita um bom exemplo disso: A empresa IKEA, ao perceber que as pessoas buscavam bons móveis a preços baixos, criou sua linha de móveis desmontáveis, comprovando sua grande capacidade de… Marketing !! Posso citar, também, uma empresa simples, de pessoas humildes, denominada “Comida Simples e Gostosa”… Quando o restaurante da Caixa de Assistência da Polícia Militar do DF fechou, e os policiais ficaram sem lugar para almoçar perto do trabalho, essa empresa tratou de estacionar seu veículo todos os dias às 11:30 h, oferecendo seus pratos feitos aos policiais ! Tanto a “Comida Simples e Gostosa”, quanto a IKEA, transformaram uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios lucrativa.
O Marketing é composto por vários processos. Os principais são:
1º A percepção da necessidade do cliente;
2º A concepção do Produto ou Serviço;
3º O planejamento;
4º A execução;
5º A determinação do preço;
6º A promoção (aqui entra a propaganda);
7º A distribuição e entrega de ideias, bens e/ou serviços que satisfaçam os clientes e;
8º O acompanhamento (pós-venda).
Administrar esses Processos de Marketing significa captar, manter e fidelizar clientes, por meio da criação, da entrega e da agregação de um valor superior ao que o cliente necessita e espera.
E é aí que está o ponto…!
Fazer Marketing significa identificar e explorar quaisquer diferenciais que tragam destaque à sua Clínica ou Consultório, que sejam valorizados pelos seus clientes.
Aquele que não se diferencia, limitando-se a atender as expectativas das pessoas em relação à consulta, não consegue manter seus clientes e obter novas indicações, pois aquela Clínica não fica marcada na mente dos pacientes.
Satisfazer não é suficiente! É preciso encantar! Entregar um valor maior (ou muito maior) do que o esperado! Só assim as pessoas irão falar bem do seu serviço!
Para saber mais sobre como cada um desses processos de Marketing poderá te ajudar a transformar a percepção do seu cliente sobre o serviço que você oferece, cadastre ser email no campo abaixo. Nas próximas semanas, estarei enviando uma série de textos exclusivos para aqueles que se cadastrarem, analisando e indicando onde esses processos se encaixam no serviço de uma clínica e como cada metodologia poderá te ajudar a agregar mais valor ao seu serviço.
Abraços e até lá !
JOSÉ ZERBINI
Gestão & Marketing em Serviços de Saúde
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Fontes da Imagem destacada: Pixabay.
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Muito bom o blog!!! Parabéns!
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Obrigado Welington, pelo apoio e parceria.
Vamos juntos, sempre, meu amigo !!
Abs.
Zerbini.
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